SEEAC realiza I Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho

O Sindicato de Asseio e Conservação de São Luís (Seeac-SLZ), realizou neste sábado (27), o I Seminário de “Saúde e Segurança no Trabalho”. O evento aconteceu no Auditório Delegado Leofredo Ramos, nas dependências da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, e reuniu profissionais da área, dirigentes sindicais e palestrantes renomados no assunto.

Antes da abertura oficial do I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalho, foi servido um delicioso café da manhã para receber os trabalhadores da categoria e demais participantes.

Formaram a mesa o presidente do SEEAC, Maxwell Bezerra e a vice-presidente Rutiene Matos, a sindicalista Júlia Nogueira, secretária da CUT, a Dra. Luzia Nepomuceno, Juíza Agrária, o advogado Salomão Magno, da assessoria Jurídica do SEEAC e o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Carlos Ariston e o sindicalista Isaias Castelo Branco. Quem presidiu o seminário foi a Dra. Valúzia Santos, assessora jurídica do Sindicato de Asseio e Conservação.

O Seminário teve como finalidade a discussão sobre ações preventivas e educativas no que tange os riscos ocupacionais das categorias de profissionais de trabalhadores e trabalhadoras do segmento de asseio e conservação.

Para Maxwell Bezerra, presidente do Sindicato de Asseio e Conservação, é um seminário que visa debater e esclarecer todas as questões relacionadas a saúde e segurança no trabalho. “Entendemos a grande valia do assunto e por isso defendemos a participação ativa da classe de trabalhadores. O objetivo era discutir ações de cunho preventivo sobre os assuntos. Falamos da previdência social e do Projeto de Lei que tramita no congresso”, concluiu.

A advogada Valúzia Santos, assessora jurídica, destacou a relevância do tema para os trabalhadores de asseio e conservação. “Foi um seminário extremamente importante no âmbito dessa classe de trabalhadores, falar sobre saúde e segurança do trabalho, abre um leque de informações que precisamos disseminar para essa categoria, principalmente em relação a previdência social e o projeto de lei para regulamentar o segmento de limpeza pública”, explicou.

Atividades 

No início do evento, os trabalhadores receberam a palestra sobre a Reforma da Previdência Social: “Retrocesso nas Conquistas de Direitos” com o advogado Salomão Magno. A palestra explanou sobre as reformas que a previdência está passando e quais as consequências para o trabalhador.

 

Já no período da tarde, foi ministrada a palestra sobre Segurança do Trabalho com o tema Prevenção de Acidentes no Local de Trabalho com o professor e engenheiro Alan Jones. Ele destacou informações importantes de alerta a categoria sobre riscos de acidentes e instruções para o uso de Epi´s para os trabalhadores.

E para encerrar a tarde de atividades, teve a última palestra que foi a Orientação Sobre á Prevenção de L.E.R e informação da Ginástica Laboral. O educador físico Guilherme Nogueira falou em relação a doença relacionada ao esforço por repetição no trabalho e a prática de exercícios laborais para um melhor desenvolvimento na execução das tarefas.

Também esteve presente os diretores José Valdo, Ribamar de Brito, Augusto Magalhães, Edilson Pimenta e vários diretores da executiva sindical. Ao final do seminário teve sorteio de brindes e um delicioso coffee break.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.